O que é esperado de um líder empresarial?

O sucesso de uma empresa é decorrência da combinação de diversos fatores, mas, sem dúvida, a qualidade dos recursos humanos que possui é um dos mais importantes ingredientes que lhe permitem continuar crescendo a despeito das crises e da instabilidade da economia. A gestão de pessoas é, por isso, um tema estratégico para o crescimento e desenvolvimento do negócio.

Contar com colaboradores motivados e competentes é um importante diferencial em um cenário econômico cada vez mais competitivo. E a figura do líder empresarial deve ter importante destaque, pois a ele caberá lidar com o desafio diário de conduzir as equipes de trabalho a um desempenho cada vez mais elevado, incitando a eficiência e dedicação às atividades, sem perder de vista a visão estratégica do negócio.

Tendo em conta a importância de uma boa liderança para o sucesso do empreendimento, vamos falar neste post sobre o que é esperado de um líder empresarial. Confira!

Boa capacidade de comunicação

A comunicação é fundamental para o êxito das atividades desenvolvidas na empresa. É por meio dela que os colaboradores são informados sobre os objetivos e metas organizacionais, bem como sobre as estratégias que a companhia pretende adotar para concretizá-las, e o seu papel para o êxito de todo o processo.

Ao líder compete intermediar essas etapas, e para ter êxito na função, é indispensável que ele possua boa capacidade comunicativa, que consiga ser claro e objetivo acerca do que é necessário fazer para elevar o desempenho da empresa e alcançar os resultados visados.

Quando os colaboradores compreendem a importância da sua atividade para o sucesso do negócio, se tornam ainda mais comprometidos com a qualidade e eficiência dos processos, o que faz com que trabalhem com mais dedicação e esmero. Portanto, uma das funções essenciais da boa comunicação é justamente promover essa valorização e conscientização da equipe, tornando-a mais motivada e produtiva.

Qualificação técnica

Outra qualidade indispensável a um bom líder é a qualificação técnica. A pessoa responsável por conduzir as atividades dos demais colaboradores e apontar os melhores caminhos a seguir no exercício das atividades deve possuir conhecimento mais amplo e aprofundado dos processos empresariais.

Assim, é essencial que o líder possua qualificações na área, pois não basta apenas dizer o que fazer, é preciso mostrar com se faz. E isso somente é possível quando além de deter capacidades persuasivas, comunicativas e motivacionais, o líder também possua conhecimentos técnicos.

Além do mais, também é função dele identificar e corrigir eventuais falhas operacionais cometidas pela equipe, tarefa que somente é capaz de realizar quem conhece bem a estrutura e o desenvolvimento dos processos internos.

Empatia com a equipe

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de forma a observar os seus sentimentos e buscar compreender de forma objetiva e racional o que sentem ou pensam.as demais pessoas.

Essa característica é fundamental para o líder empresarial, haja vista que a ele compete, dentre outras coisas, dar feedback aos funcionários e orientá-los sobre a melhor forma de vencer os desafios diários, superar suas limitações e trabalhar de forma cada vez mais efetiva para concretizar os objetivos empresariais.

Assim, ele somente terá êxito nessa função se conseguir experimentar os anseios e sentimentos da sua equipe. Feito isso, poderá indicar a melhor maneira de vencer os obstáculos e atingir desempenhos cada vez melhores.

Capacidade de observação

Outra habilidade esperada de um líder empresarial é que ele detenha a capacidade de observação mais aflorada.

Para poder ter uma atuação ainda mais estratégica, é preciso que o chefe saiba direcionar os talentos dos seus colaboradores para as áreas onde melhor eles possam ser aproveitados para fomentar o desempenho da empresa. Para tanto, faz-se necessário que o gestor desenvolva boa capacidade de observação e conheça a sua equipe.

Esse conhecimento poderá servir, também, para fundamentar eventual política de premiação do desempenho dos funcionários ou até mesmo para promover os colaboradores mais competentes e dedicados a funções maiores e mais complexas dentro da estrutura organizacional.

Poder de motivar a equipe

Para conduzir a equipe a um desempenho de excelência também é necessário que o líder consiga motivar os colaboradores a se dedicarem cada vez mais às suas atividades, fazendo-os perceber que o sucesso da empresa beneficiará a todos.

A motivação é o combustível da produtividade, e contar com trabalhadores engajados é fundamental para que a empresa consiga de destacar frente aos seus concorrentes.

Sabendo disso, cabe ao gestor buscar fomentar na sua equipe o espírito de dedicação e comprometimento com as suas funções, estimulando-a a dar o melhor de si em prol da superação dos obstáculos e atingimento das metas organizacionais. Por isso, ser um bom líder também requer ser um bom motivador de pessoas.

Senso de justiça

Outra característica importante para a função de liderar pessoas é o senso de justiça.

O líder dirige as atividades empresariais, gerencia e coordena pessoas e processos. Contudo, não pode fazer nada sozinho. Sem o apoio e parceria de uma equipe motivada e comprometida com o sucesso da empresa, o trabalho do gestor não daria frutos. Por isso, é preciso que ele saiba reconhecer a importância de cada colaborador, e seja justo na hora de retribuir o esforço realizado pelos seus subordinados.

O senso de justiça é importante tanto para retribuir os esforços, quanto para aplicar eventuais penalidades. É preciso que o líder aja com equidade, e não tenha indevidas predileções ou diferenciações entre os seus funcionários, antes respeite e valorize cada um deles. A união faz a força e os esforços somados conduzirão a empresa à obtenção de desempenhos ainda melhores.

Proatividade

Por último, cabe ressaltar como mais uma característica essencial para a figura de um líder empresarial, a proatividade.

Liderar significa coordenar, conduzir, tomar a frente. Assim, o líder deve ser proativo, assumindo a diretriz na execução das atividades e chamando para si as responsabilidades dentro da organização.

Mais do que aos outros colaboradores, ao líder cabe buscar respostas e alternativas para as contingências do dia a dia da empresa, implementando as mudanças e adequações necessárias ao êxito dos processos. Além disso, para ser um líder de sucesso também é importante saber inovar frente ás situações inusitadas ou laboriosas. Contando com uma liderança de excelência, a equipe não só trabalhará bem, como apresentará um desempenho surpreendente.

Como vimos, a gestão de pessoas não é tarefa fácil, senão uma das mais desafiadoras no âmbito de uma organização. Por isso, para liderar pessoas, não basta possuir a capacidade de motivar a equipe ou ter uma noção abrangente da maioria das tarefas empresariais.

É preciso mais. É necessário que o líder tenha verdadeira visão estratégica do negócio e, antes de mais nada, tenha identificação e parceria com a sua equipe. Se uma andorinha só não faz verão, certamente a união de todos terá a força necessária para fazer o negócio deslanchar.

Extraído do blog Especialização FDC – Publicado em 20/12/2016