Estaleiro Jurong Aracruz/ Fonte: Marine Log.

Vivemos um momento de turbulência na economia com a diminuição dos investimentos da Petrobras e Vale que estão afetando diretamente os fornecedores, em especial os capixabas. O momento exige cautela e reflexão, já que soluções tomadas sem estudos e avaliações podem afetar o futuro das empresas.

Crises anteriores trouxeram prejuízos para alguns e ganhos para outros empresários. Aqueles que reduziram custos melhoraram a produtividade com novos equipamentos e processos, identificaram mercados adequados às suas competências, cresceram e se tornaram referência no mercado nacional.

As grandes empresas em operação no estado faturam mais de 50 bilhões de reais por ano e necessitam investir em melhorias contínuas e manutenções que custam mais de 500 milhões de reais anualmente. A participação local nesses fornecimentos de bens e serviços pode ser ampliada.

Como exemplo pode-se citar a área de petróleo e gás. O estado é desde 2008/2009 o segundo maior produtor do país, com mais de 400 mil de barris/dia, consumindo mais de 6 bilhões de reais por ano nas suas operações, principalmente nas atividades offshore, sendo a maior parte atendida por empresas de outros estados ou países.

O investimento em andamento do Estaleiro Jurong (já fabricando sondas) e da Imetame, ambos em Aracruz, do Porto Central, em Presidente Kennedy, da Edson Chouest e Itaóca, em Itapemirim, vão possibilitar às empresas locais ampliarem seus fornecimentos de bens e serviços e se consolidarem nesse setor que tem Petrobras, Shell, StatOil, Perenco, entre outras, como clientes atuais e futuros.

A MECSHOW 2015, evento onde são apresentados e discutidos tecnologias e tendências de mercado, contará com a presença da ONIP, IBP, ABM, ABIMAQ, SHELL, PETROBRAS, BR Distribuidora, Transpetro, Estaleiro Jurong, Imetame, Porto Central, entre outros, representando um reconhecimento importante para a indústria capixaba.

Há boas perspectivas e o futuro depende do nosso esforço com investimento em educação, tecnologia, inovação, divulgação e parceria. Os que forem competitivos vão crescer e perenizar.