Imagem: atlascompany no Freepik.

O Espírito Santo, 3º maior produtor de petróleo e gás do Brasil, com produção em terra e no mar, receberá, até 2027, cerca de 19 bilhões de reais em investimentos, incluindo novos empreendimentos e operação dos já existentes.

A produção de petróleo aumentará 85%, passando para 280 mil barris por dia (bpd) e a produção de gás natural deverá atingir 7 milhões de metros cúblicos por dia, crescimento de 100% em relação a 2022.

Esses aumentos acontecerão no mar (offshore) em decorrência da instalação de uma nova plataforma da FPSO Maria Quitéria, pela Petrobras, no Parque da Baleias, que deverá estar produzindo, até 2025, entorno de 130 mil bpd. Paralelamente a PetroRio (PRio) planeja impulsionar as descobertas nos campos de Itaipu e Wahoo, com previsão de produzir mais de 40 mil bpd.

Soma-se as expectativas de aumento de produção nos campos de Golfinho e Camarupim, na Bacia do Espírito Santo, adquiridos pela BWEnergy, no programa de desinvestimento da Petrobras. Destaca-se, em situação similar, a atuação da 3R Petroleum, no Polo de Peroá, operando com crescimento   de produção.

A expectativa do aumento de produção em terra (onshore) é fruto da finalização do desinvestimento de Petrobras na região norte do estado, concluído no 1º trimestre de 2023. Os campos existentes, que chegaram a produzir 25 mil bpd, em 2022 produziram 7 mil bpd. Com as novas tecnologias disponíveis, as empresas adquirentes, entre elas a Seacrest, EnP, BGM, Ubuntu, esperam atingir até 2030 uma produção de 30 mil bpd.

As reservas de petróleo e gás descobertas aumentaram em 7,1% e 18,2%, respectivamente, em relação a 2020, ficando entre as 3 maiores do país, com vida útil prevista de 15 anos.

Atualmente trabalham na exploração e produção de petróleo e gás no estado mais de 20 empresas nacionais e internacionais de grande, médio e pequeno porte, entre elas a Petrobras, Shell, ExxonMobil, Equinor, CNOOC, ONGC, QP, Repsol, Seacrest, PRio, BWEnergy, 3R, Imetame Energia, EnP, BGM, Vipetro, Ubuntu, Petrosinergy , Petromais e Karavan.

O encadeamento produtivo no estado envolve mais de 520 empresas destacando 53 no abastecimento e 426 na cadeia de fornecedores, que são referência no mercado brasileiro. Essas empresas empregam mais de 12 mil pessoas.

Conhecedores dessas oportunidades, governos estaduais e municipais, entidades e empresas capixabas tem trabalhado para divulgar e tornar realidade esse desenvolvimento no estado. Diversos eventos têm sido realizados. Investimentos para aprimorar a infraestrutura estão em andamento, destacando os portos da VPorts (antiga Codesa), Imetame e Porto Central, além das melhorias no sistema ferroviário da VLI e o projeto da EF-118, que ligará a Grande Vitória ao município de Anchieta.

Dentro desse contexto, destaca-se a 11ª ES OIL & GAS, que será realizada entre os dias 8 e 10 de agosto de 2023, no Pavilhão de Carapina, Serra, ES, onde serão apresentadas novas tecnologias e oportunidades de negócios no setor.

O aumento de produção de petróleo e gás proporcionará negócios, empregos e, também, um aumento nos royalties e participações especiais para o estado e municípios, representando um NOVO CICLO VIRTUOSO DE PETRÓLEO E GÁS no ES. Aproveite, participe.